Entrevista com a Consultora de Imagem Internacional Lia Riguet




Olá pessoal! É com muito prazer e admiração pelo seu trabalho que consegui uma entrevista exclusiva com a Consultora de Imagem de renome Internacional Lia Riguet.
Diretamente de Toulouse-França, Lia Riguet e sua equipe de grandes profissionais estão trazendo ao  Brasil um completo Workshop sobre Consultoria de Imagem

 Vale a pena conhecer um pouco da sua trajetória e do seu trabalho.



Confira abaixo a sua entrevista:




É um grande prazer responder sua entrevista Isabel Lameira, falando um pouco desse meu trabalho como Consultoura e Coaching em Imagem, aqui na França também para o publico do Brasil.


 Isabel Lameira : De qual lugar do Brasil você é? Foi para França há muito tempo?

Lia Riguet : Nasci no interior da Bahia, mais precisamente Chapada Diamantina, uma região paradisíaca da Bahia, uma pequena cidade chamada Piatã.  Mais já faz muitos anos que me mudei desse paraíso, justamente porque a cidade de Piatã é rica em belezas naturais, mais para um crescimento profissional não tem muito a oferecer. "sempre que posso volto para passar férias e rever parentes e amigos". "Minhas Raízes". Moro na França há quase 12 anos, sou casada com um Francês e tenho dois filhos franco-brasileiros.


Isabel Lameira: Seu objetivo principal ao sair do Brasil era se especializar profissionalmente?

 Lia Riguet: Sim sempre pensei ir mais longe, nunca fui de ficar estacionada, estou sempre à procura de inovação.


Isabel lameira:  Como você se descobriu profissionalmente?

 Lia Riguet : Não foi uma descoberta, mais sim uma vocação, A moda faz parte da minha vida desde pequena em solo brasileiro. "Atenção" quando falo moda não é somente o fato de vestir as pessoas, moda em geral, Trabalho muito com a personalidade.
Comecei minha carreira profissional em muitas lojas prêt-à-porter do Brasil onde pude crescer dentro desse fashion business. Morando aqui na França, eu pude colaborar com várias empresas Francesas, passando minhas experiências adquiridas no Brasil ao mercado francês.

Isabel Lameira: Quando foi o momento exato que você pensou:  É isso que quero fazer da minha vida? Esta profissão tem tudo a ver comigo?

 Lia Riguet: Com o trabalho em grandes lojas de prêt-à-porter, no atendimento de clientes, eu comecei perceber que meus conselhos iriam muito mais alem que um simples estilos de roupas, mais também agindo indiretamente na comunicação e imagem que meus clientes desejavam passar.
      Por exemplo: (postura, gestos, Tom de voz...). Estava sempre indo a escuta para entender realmente o que estavam procurando.  Foi a partir de toda esta convivência que decidi fazer uma formação em Paris a fim de melhor adquirir conhecimentos mais detalhados nesta área, e poder realmente passar com mais certeza e convicção para melhor atender estes meus clientes.  Pois « O consultor de imagem (Relooking) e comunicação é um profissional que trabalha sobre o impacto Visual de um indivíduo ou um grupo para melhorar e aperfeiçoar a imagem pessoal e profissional.
Comunicação verbal e não verbal, hoje, é a chave para o sucesso nos domínios profissionais ou pessoais, um consultor de imagem e comunicação ajudam através de várias técnicas específicas para melhorar e orientar uma pessoa mais perto de seu caráter, seus valores e sua personalidade.   Por isso que foi uma profissão que abracei de coração, e deixar meus clientes mais independentes dia a dia com sua imagem, deixando-os felizes e mais confiantes. É a minha realização como profissional. Às vezes até esqueço que não estou trabalhando com business, faço mais pelo coração e amor de poder ajudar as pessoas a estarem bem. Como toda profissão, temos que gostar e trabalhar com prazer, só assim verá resultados positivos. Ainda mais uma profissão como esta que trabalhamos a autoestima de um individuo, é muito delicado, pois mudamos não só a vida da pessoa, como todas as pessoas mais próximas. E uma responsabilidade muito grande, e temos que fazer de coração e amor pela profissão.


Isabel Lameira: Onde você estudou  e se especializou ?

 Lia Riguet: Bom comecei meus estudos na Bahia, mais  como a cidade era pequena e não tinha muitas opções, fiz magistério, e depois me mudei para São Paulo, onde fiz alguns  cursos de moda , ate tentei uma faculdade de turismo com ênfase em hotelaria no sul do Brasil em Porto Alegre ,mais não terminei, pois não tinha nada a ver com minha vocação.
Morando aqui na França, fiz varias formações na área da moda e também como Coaching.  E fiz uma formação mais completa de Consultora de Imagem em Paris, onde abrange todas as etapas para atuar como Consultora e Coaching em Imagem, mais nunca parei de aperfeiçoar, pois,  para ser uma boa Consultora devemos estar sempre renovando nossos conhecimentos, até porque nosso clientes precisam de novidades e nos temos que estar antenadas de tudo que se passa para melhor atendê-los.

Isabel Lameira: Você enfrentou muitos obstáculos no meio do caminho para chegar aonde chegou?

Lia Riguet:  Ainda não cheguei onde pretendo chegar, já fiz um bom caminho, mais ainda me falta muito a fazer, principalmente para meu publico Brasileiro. Claro que enfrentei muitas barreiras, e continuo enfrentando obstáculos, mais devemos ter um objetivo a seguir e trabalhar com os pés bem no chão. Para mim o que mais importa é ter objetivo a seguir, atravessar barreiras, pois tudo que conquistamos com nossos próprios trabalhos tem outro valor, e a vitoria é mais saborosa. Mais nunca devemos esquecer-nos de onde saímos, e para onde iremos.


 Isabel Lameira:  Neste meio onde a imagem esta sempre em evidência, você consegue perceber a essência de cada um? Qual o seu diferencial neste universo tão competitivo?

Lia Riguet: Verdade que é um meio muito complicado e competitivo, também tem muito o EGO, mais como já te falei, meu diferencial e trabalhar com metas e objetivos, também Pés bem no chão, pois neste trabalho se não temos bem um objetivo a seguir podemos rápido cair em uma futilidade.  Mais como somos consultora e trabalhamos também em estar ajudando o próximo, não devemos esquecer nossas qualidades.
E na Qualidade de consultor de imagem, nós devemos ir muito mais alem, por exemplos devemos ter Diplomacia, tato, saber por meio de a diplomacia provocar a mudança sem pressionar seu cliente, o não-julgamento, estar sempre a escuta, a curiosidade se manter informado sobre as tendências ou novidades, ter autonomia;  sentido comercial, o dinamismo, ser profissional e organizado .  Uma vez que conseguimos trabalhar todas estas qualidade, teremos nosso diferencial. 

Isabel Lameira: Fale um pouquinho do seu trabalho e da sua equipe.

Lia Riguet: Sou Consultora e Coaching em Imagem para o publico Francês, também com algumas atuações no Brasil.
Tenho uma agencia a LOOK BY LIA de consultoria em imagem e relooking  entre Toulouse e Paris.
ü  Consultora de imagem
ü  Diplomada da l’École Supérieure de Relooking de Paris
ü  Promotora de eventos em lojas e shoppings, prestando serviços na área de consultoria e imagem
ü  Colaboradora no apoio de marcas Brasileiras para feiras  Who´s Next prêt-à-porter Paris
ü  Organizadora de desfiles e eventos ligados ao Relooking
ü  Personal Shopper de  um dos melhores shoppings da cidade de Toulouse sul da França ,  para o ano de 2014, e atendo cliente individual.

 Meu objetivo é realmente explorar esta área da Consultoria francesa para melhor atender o publico Brasileiro, no suporte e agregações de informação complementares e inovadoras.
 Quero com este meu conhecimento e contatos que adquirir durantes muitos anos morando na França poder estar ajudando a melhorar a qualidade de atendimento dos meus colegas profissionais nesta área no Brasil.
 Minha preocupação como Brasileira, e trabalhando aqui na França, é realmente levar o melhor conteúdo e profissionalismo, um diferencial para esses profissionais estarem agregando maiores conhecimentos em prol dos seus clientes nesta área a este público.
Conheço os dois países França e Brasil, acompanho e vejo quem são realmente os bons profissionais aqui na França, nesta área. Foi por isso que acabei de assinar um contrato com um profissional do visagismo em Paris para o atendimento do publico brasileiro.  O Profissional Jean Michel FARETRA, é bastante conhecido aqui na França, trabalha já com outros países, (Paris, Tóquio, Marrakesh  Itália. Também trabalho com uma maquiadora profissional. Aqui em Toulouse organizo vário evento ligado a consultoria de Imagem 

Isabel Lameira: O que a imagem do povo Francês e a imagem do povo Brasileiro tem em comum? E o que os difere?

  Lia riguet: A imagem dos Franceses, mais precisamente as pessoas que estão voltadas à moda é sempre estar buscando e passando uma imagem elegante, não muito sobre carregada, indo mais pelo lado pratica chique, elegante e dinâmico, em termo de Personalidade
Posso definir que as mulheres francesas gostam pouco de mudanças. Elas preferem qualidade à quantidade. Elas adoram as cores básicas e neutras. Quanto ao Povo Brasileiro são mais abertos e aceitam mais as mudanças, são mais ousados, até pelo fato de ser um pais tropical.    Porém, acredito que como todo Brasileiro deviam ter uma pequena pitada deste estilo francês e vice versa , os Franceses terem mais  este lado ousado do povo Brasileiro .
Por exemplo, meu estilo aqui na França é sempre comentado onde dizem que eu tenho em destaque um elegante estilo francês, marcado por minhas raízes brasileiras e misturo perfeitamente um toque de capricho em meus looks onde tenho um lado estilo Francês e claro meu toque da mulher Brasileira. Esta mistura é que quero muito trabalhar com meu publico Brasileiro.  Uma visão de dinamismo que estou sempre transmitindo aos meus clientes aqui na França, e agora quero compartilhar com meu público brasileiro.

Isabel Lameira:  O que as pessoas poderão esperar do seu Workshop?

Lia Riguet: A imagem que transmitimos, nos primeiros 10 segundos, a uma pessoa que está nos vendo pela primeira vez, é o suficiente para que ela tire conclusões a nosso respeito. O consultor de Imagem (Relooking) e comunicação é o profissional que trabalha sobre o impacto visual que um indivíduo, ou um grupo, exerce, com a intenção de melhorar e aperfeiçoar a imagem pessoal e profissional que transmitem". Isso é de vital importância no meu ponto de vista.
É por isso que o que pretendo realmente, que as pessoas que venham fazer estes meus workshops saiam capacitados e aptos a, trabalhar com mais confiança e qualidade.
O objetivo do look by lia é trazer tudo que há de melhor nesta área, e quando falo "trazer o melhor", me refiro a profissionais capacitados, competentes e com ampla experiência em suas áreas  específicas para atender com êxito este público brasileiro. 
O look by lia não trabalha por quantidade, a nossa função é formar profissionais com qualidade, por isso, trabalhamos com pequenas turmas, para que possamos dar uma atenção especial a cada um, e poder atendê-los da melhor forma possível. 
Trabalhamos com um programa inovador e estamos sempre buscando novidades nesta área a fim de enriquecer o potencial dos nossos alunos.  Tudo isso e muitos mais as pessoas que vierem participar deste workshop tanto no Brasil ou em Paris terão, sem contar que trabalhamos com grandes marcas no material de suporte que daremos aos nossos alunos. O aluno que faz este workshop no final é capaz de já começar trabalhar, pois o curso oferece todo material de suporte, 

Isabel Lameira:  Qual sua visão do Brasil em relação à moda?

  Lia Riguet: O Brasil é Moda, e a tendência é crescer ainda mais, com pessoas investindo neste setor, claro que temos muito ainda a trabalhar.  Não podemos ainda nos comparar com as grandes capitais de moda como, por exemplo, Paris, Milão, New York... Mais estamos chegando Lá.



Isabel Lameira:  Faça o convite a todos que estão lendo esta entrevista a participarem do seu curso na França e aqui no Brasil.

Lia Riguet:  Meu convite para estas pessoas que realmente tenham sensibilidade nestas áreas de procurar aprimorar e investir, pois a consultoria de Imagem esta apenas começando é uma carreira com muitas perspectivas de crescimento, mais precisamos estar sempre inovando, aprendendo.  É por isso que estes Workshops que promovemos a destinação do publico Brasileiro é para aumentar esta capacidade de aperfeiçoamento desses profissionais.

 

  

E por quais motivos Participar deste Workshop Visagismo e Consultoria de Imagem França/Brasil?

 

 

Por vários bons motivos:
ü        Porque somos os melhores;
ü        Porque estaremos animando estes eventos no Brasil/França  com 04 profissionais Capacitados e de gabarito com grandes conhecimentos. E cada uma desses profissionais com especialização diferente para melhor atender as necessidades do grupo.
ü       Porque queremos que nossos alunos tenham um curso de qualificação e qualidade para melhor atender seus clientes.
ü        Porque Trabalhamos com grandes marcas no material de suporte que daremos aos nossos alunos "material já incluso nos preços dos workshops";

ü        Programas e metodologias de qualidade e inovadoras, conselhos de profissionais e uma oportunidade a não perder sob quaisquer circunstâncias.




Para saber mais sobre o trabalho da Lia Riguet visite os sites
   www.lookbylia.com
   www.lookbylia-brasil.com

Comentários

  1. Adorei a entrevista e o vídeo. Acredito que essas feiras de novidades na Europa devem ser simplesmente o máximo.
    Beijinho Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani!
      Continue prestigiando o blog e compartilhando com suas amigas.
      Beijocas e ótimas energias!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas